top of page

 

PROGRAMAÇÃO GERAL:

GIBIRAMA – FEIRA GOIANA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Data: 15 e 16/08/2025, das 10 às 17h

Local: Metropolitan Mall – Av. Jamel Cecílio, 2690 – Jd. Goiás.

Entrada franca - Acessível a todas as idades

 

FEIRA COM QUADRINISTAS, LOJISTAS E EDITORAS

15 (sexta) e 16/08/2025 (sábado), das 10 às 17h

 

Palestra DESENHANDO PARA A MARVEL com Tiago Palma

15/08/2025 (sexta), às 15h

 

AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO, com Tiago Palma

16/08/2025 (sábado), às 11h

 

Masterclass JÔ OLIVEIRA: O BRASIL EM QUADRINHOS, com participação especial de Ciça Fittipaldi

16/08/2025 (sábado), às 15:30h

CONVIDADOS GIBIRAMA

Jô Oliveira, um dos nomes mais importantes da ilustração, dos quadrinhos e da cultura visual brasileira. Nascido na Ilha de Itamaracá (PE), viveu a infância em Campina Grande (PB) e a adolescência em Aquidauana e Ponta Porã (MS). Formou-se na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e morou por seis anos em Budapeste, Hungria, onde estudou desenho animado no Stúdió Pannónia e se formou em Artes Gráficas na Academia Húngara de Artes Aplicadas (atualmente Universidade Moholy-Nagy de Arte e Design). ​Sua carreira internacional começou nos anos 1970, com publicações de livros e quadrinhos na Itália, França e Alemanha. Seus trabalhos também foram editados na Espanha, Grécia, Sérvia, Dinamarca, Argentina e Brasil, e já participaram de exposições de ilustração em diversos países. Entre suas obras mais emblemáticas está O Homem de Canudos, publicada originalmente na Itália em 1979, pela editora CEPIM/Sergio Bonelli Editore. A HQ integrou a prestigiada coleção Un Uomo, Una Avventura (Um Homem – Uma Aventura), ao lado de autores como Hugo Pratt, Dino Battaglia e Guido Crepax. Jô Oliveira foi o único brasileiro convidado a participar da coleção, ilustrando um roteiro de Wanderley Diniz, que, curiosamente, não foi creditado na edição italiana. A obra ganha, agora, sua primeira edição brasileira, pela Trem Fantasma em parceria com a LuoroBuono Fumetti, com extras inéditos e capa exclusiva feita por Jô especialmente para esta publicação. ​Além dos quadrinhos e livros, Jô também se destacou como desenhista de selos postais, tendo criado mais de 50 peças filatélicas para os Correios do Brasil. Recebeu quatro vezes a medalha Olho de Boi, por melhor selo do país, e foi duas vezes premiado com o título de Melhor Selo do Mundo, na cidade de Asiago, Itália. Entre outros reconhecimentos, recebeu o Prêmio Tucuxi de Ilustração, o Troféu Carlos Estevão de Humor e, em 2004, o Prêmio Grande Mestre dos Quadrinhos, durante o Troféu HQMIX. ​Apaixonado pela cultura popular brasileira, Jô Oliveira imprime em sua obra referências do cordel, da xilogravura, do mamulengo e de outras manifestações do folclore nordestino, celebrando o Brasil profundo com traços únicos e inconfundíveis.

Ciça Fittipaldi é uma das quadrinistas responsáveis pela revista RISCO, de 1976, e participa da Masterclass JÔ OLIVEIRA: O BRASIL EM QUADRINHOS, no sábado, 16/8/25, às 15:30h. Sobre a Ciça, deem só uma olhada no seu currículo: Escritora e ilustradora, sua produção é fortemente marcada pelas temáticas e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Participou da seleção “The White Ravens” da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique em 1992 e foi finalista, em 1996, no “The Hans Christian Andersen Awards” promovido por IBBY – International Board on Books for Young People. Também foi indicada outras três vezes ao prêmio, em 2016, 2018 e 2020. Recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração em 1988, 1990 e 2014. Mestra em Arte e Cultura Visual, atuou como professora de Desenho e Ilustração na FAV – Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás de 1993 a 2018, assim como na formação de professores indígenas do Tocantins e Roraima ao longo dos anos 90 e 2000, até 2009. Atualmente é pesquisadora vinculada ao Museu Antropológico da UFG, colabora em projetos que afetam áreas e culturas indígenas, entorno da salvaguarda de patrimônios materiais e imateriais. Livro mais recente: “Kaaliawiri, a árvore da vida”, foi publicado em espanhol por editorial Monigote, Bogotá em 2024 e em português por ÔZé, editora, São Paulo, 2025. Premiada na edição 2025 de Feira do Livro Infantil de Bolonha, participa da exposição em itinerância internacional pelos próximos 2 anos, organizada pela BCBF.

Tiago Palma é o primeiro brasiliense a integrar o rol de artistas da Marvel Comics, assumiu duas edições da nova série The New Avengers (Os Novos Vingadores), em sincronia com o lançamento mais recente nos cinemas. O título chegou às lojas americanas em junho de 2025 e, no momento, Palma trabalha com outro personagem icônico da editora – ainda sob sigilo. É também autor da HQ Calaboca, Fido!, com roteiro de Eduardo Kasse, lançada pela Editora Draco em 2022 na CCXP. E em 2024 lançou sua revista Palmations #1, recheada com bastidores de suas produções, tutoriais, uma galeria de pinups e prévias de obras como as graphic novels 1001 Saves the World e Excommunicated, ambas do roteirista Jeremy Robinson que acaba de anunciar a parceria de seu selo Breakneck Comics com a editora americana Vault Comics. No GIBIRAMA, Tiago Palma realiza duas atividades imperdíveis. Na sexta (15/08), às 15h, fala sobre sua experiência no mercado norte-americano na palestra DESENHANDO PARA A MARVEL. E no sábado (16/08), às 11h, realiza uma AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO com todos os aspirantes a quadrinista interessados.

bottom of page